Como fundar um novo Círculo

Como fundar um Círculo em sua cidade

Qualquer grupo de pessoas pode fundar um novo círculo, bastando que seus integrantes ( no mínimo 10 pessoas) sejam cristãos, tenham vida ilibada, vocação para o trabalho comunitário e estejam dispostos a assumir os compromissos da doutrina circulista.
A Fetcesp tem um departamento especializado para dar apoio material aos círculos em fase de fundação, assim como cursos de formação de dirigentes, material técnico e ajuda financeira. Os interessados em receber mais informações podem ligar para Vera pelo telefone 3105-1850.

A experiência nos indica algumas providências que devem ser tomadas pelos que estão se reunindo com o propósito de fundar um círculo:

1. As reuniões ( mesmo em caráter preliminar) devem contar com registro de presença. Todos os participantes das reuniões devem anotar seus nomes, e rubricar suas assinaturas.

2. Deve ser exposto claramente aos possíveis circulistas os princípios da entidade e sua missão. As dúvidas podem ser esclarecidas por um membro da Fetcesp, que a pedido acompanhará as reuniões.

3. Determinar local para a sede da entidade (rua, número, CEP. etc.).

4. Imprimir e distribuir na comunidade um prospecto com os princípios e finalidades do Círculo, os serviços que a entidade vai prestar aos associados e como o interessado pode se inscrever como sócio (ver exemplo anexo da fundação do Círculo Operário de Vila Prudente feito em 1940. Repare que há uma Comissão Provisória e nela o sr. Luiz Brambilla constava como secretário. No final acabou sendo o 1° presidente do COVP.) Caso você queira nos faremos o prospecto aqui em São Paulo.

5. Fazer uma reunião preliminar com pessoas da comunidade que irão participar do movimento. Se possível trazer o padre Giba e colocá-lo entre as pessoas que farão parte da diretoria, de preferência como Assistente Religioso.

6. Nesta reunião deverá ter um livro com folhas numeradas (tipo livro de ata) para registrar a presença dos participantes. No cabeçalho da página 1 constará ” Registro de presença na reunião preliminar para fundação do Círculo Operário de ………….. …………..” – São Paulo, dia, mês e ano. Os nomes devem ser escritos em letra de forma e deverá constar o RG e rubrica do membro presente. Este mesmo livro servirá para todas as assembleias futuras, inclusive a de fundação.

7. Durante a reunião fazer uma leitura da minuta do estatuto padrão (vai anexo) e pedir a opinião dos presentes. Se necessário dar cópia aos possíveis diretores. Estabelecer: a data de fundação, anotar o nome dos interessados em participar da direção e as eventuais alterações estatutárias.

8. Lavrar ata da reunião, mesmo que sucintamente (ver exemplo anexo). Não há necessidade de se fazer a ata em livro próprio ainda, mas querendo pode ser feito e registrado posteriormente.

Nota – Sugerimos que o novo Círculo já ofereça serviços aos associados desde o primeiro dia, mesmo que seja em parceria com outras organizações. Por exemplo: médico clínico geral, ginecologista e pediatra .

Na sede: Grupo de 3ª idade com reuniões semanais no período da tarde e esportes de salão (pingue-pongue, damas, xadrez) para jovens no período da noite. Tudo isto deverá constar do prospecto, que será distribuído.

A cerimonia de fundação

a) Marcar a data de fundação, de preferência num domingo ou feriado pela manhã- Não escolher dia em que já haja outras datas comemorativas, como por exemplo: 1° de maio, 7 de setembro, 15 de novembro etc. A data de fundação de um Círculo tem que ser específica. Abre-se exceção a um Santo padroeiro ou coisa afim.

b) Enviar convite impresso a todas as autoridades civis, militares e políticas, assim como a líderes operarios e comunitários. Mandar “release” para a imprensa local, informando as finalidades e os princípios da nova entidade.

c) No dia da fundação, levar o “Livro de Presença” para que todos participantes do evento deixem consignados seus nomes, (aquele mesmo livro de presença citado anteriormente).

d) Começar a reunião no horário marcado, com a formação da mesa. Iniciar os trabalhos com uma oração, de preferência o Pai Nosso, que será rezado por todos.

e) Dar a palavra as autoridades presentes, sendo que o último discurso será do presidente da Fetcesp.

f) O presidente em exercício do COSC chamará a frente todos os diretores da entidade pelo nome e função.

g) O diretor da Fetcesp João Rosa entregará uma bandeira Circulista ao presidente do COSC, que a fixará no mastro e depois o colocará no porta pavilhões junto com as bandeiras paulista e brasileira). Para encerrar a reunião é conveniente oferecer um café aos presentes.

 Exemplo de ATA

ATA DA REUNIÃO PREPARATÓRIA DE FUNDAÇÃO DO CÍRCULO OPERÁRIO DE ………………………………………. .

Aos …………. dias do mês de Fevereiro de 2004, os senhores …………………. reuniram-se na sede provisória do Círculo Operário de …………………….., sita a rua …………………….. n°………….. para tratar de assuntos relativos a fundação do Círculo Operário de ……………………….. . A sessão foi aberta pelo Sr. ………… que expôs a intenção de se fundar uma entidade social, que terá como princípios a Doutrina Social da Igreja e como objetivos a assistência e promoção do trabalhador e carenciado, assim como a melhoria da comunidade em todos seus aspectos. A seguir foi lida a minuta do estatuto da entidade e posto em discussão todos seus itens, (registrar as opiniões)…………………………. .

Ficou deliberado marcar a data de fundação para o dia ……… às ……….. horas, seguindo-se as recomendações e sugestões da Federação de Trabalhadores Cristãos do Estado de São Paulo. E nada mais tendo a tratar foi encerrada a reunião que foi por mim lavrada e que lida e aprovada será assinada por todos os presentes.

Os interessados em receber mais informações podem ligar para
Vera pelo telefone 3105-850.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s