COPES – Presidente eleito fala do seu programa, metas e estratégias

IMG_0005

Renato Chiantelli, presidente do Cìrculo Operário de Sorocaba – COPES

Considerada uma cidade modelo do interior do Estado de São Paulo, Sorocaba tem mais de 630 mil habitantes, 2 mil indústrias e recebeu, nos últimos anos, expressivos investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana.
Porém, mesmo com tais predicados, como a maioria das grandes cidades, Sorocaba carrega seus contrastes sociais com bolsões de pobreza, falta de qualificação profissional em determinados seguimentos, insuficiência de vagas para atendimento médico, dentre outros.

É neste cenário que, desde sua fundação em março de 2006 até os dias atuais, o Círculo de Sorocaba vem prestando diversos serviços gratuitos aos moradores do bairro de Brigadeiro Tobias.
Ao longo de nove anos de existência, os números impressionam: mais de 7 mil atendimentos de assistência social, dezenas de costureiras capacitadas em nossa oficina de corte e costura e milhares de pessoas beneficiadas pelo dispensário de medicamentos mantido na sede. Em parceria com a UNISO – Universidade de Sorocaba, são oferecidas cerca de 2 mil sessões anuais de terapia ocupacional e fisioterapia. E, para complementar a gama de serviços, atualmente mais de 60 alunos estão inscritos em nosso programa de inclusão digital.

Tais resultados se traduzem em positivos impactos sociais, mas nossa diretoria entende que ainda temos pela frente diversos desafios a superar. Precisamos pensar no crescimento de forma estratégica e sustentável. Para tal, utilizaremos ferramentas de gestão empresarial, aprimorando o sistema de governança e processos operacionais da entidade.
Buscaremos novos parceiros estratégicos e apoiadores financeiros, para que possamos incrementar os programas existentes e desenvolver novas opções de atendimento à população, focando sempre nas lacunas  de oferta de serviços e na efetiva demanda reprimida atual.

Intensificaremos o trabalho em rede com organizações congêneres e assumiremos a importância do papel político apartidário que o COPES exerce na região. Neste sentido, nosso objetivo é criar instrumentos para que reivindicações locais de interesse comum sejam pautadas e reconhecidas como legítimas pelo poder público. Uma organização social como o Círculo precisa ter consciência de sua influência política na comunidade, sem perder o foco nos objetivos estabelecidos e na atuação em sua causa.
Através destas ações iniciais, com execuções previstas para este ano, fortaleceremos nossa missão de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes sorocabanos de Brigadeiro Tobias.

Registro meu reconhecimento e agradecimento pelos esforços da Fetcesp – Federação de Trabalhadores Cristãos do Estado de São Paulo, na pessoa de seu presidente Newton Zadra, às diretorias antecessoras do COPES, seus funcionários, voluntários, parceiros, à Prefeitura Municipal de Sorocaba e suas coordenadorias, que de diferentes formas muito colaboraram e ainda colaboram para o desenvolvimento de nossas atividades.

Que Deus nos ilumine no trilhar destes próximos caminhos!

*Discurso de Renato Chiantelli na sua posse como presidente do Círculo Operário de Sorocaba – COPES

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s