Já está em curso a implantação do sistema de administração profissionalizada no COPES de Sorocaba preconizada pela Fetcesp e aceita pelos associados do filiado. Uma das primeiras medidas tomadas foi a qualificação da entidade junto aos órgãos públicos, mormente a prefeitura da cidade, o que permitiu a celebração de novos convênios e renovação de outros.

Oficina de corte e costura
Com ajuda da Fetcesp está sendo realizada planta cadastral do enorme prédio-sede, o que vai permitir a sua total regularização e propiciar os projetos de expansão previstos no plano da nova diretoria encabeçada pelo presidente Renato Chiantelli.
Uma das prioridades da reforma será dotar o COPES de amplo salão de festas e eventos, que servirá para promover reuniões comunitárias, atividades internas, e alugado à noite e em finais de semana para geração de recursos para a entidade. Ainda nesta linha a diretoria está estudando a viabilidade de implantação de escola maternal e infantil destinada a receber alunos de classe média, o que vai proporcionar outros recursos para o Círculo, além de proporcionar um serviço necessário ao bairro.

Oficina de informática
Outra preocupação da atual diretoria é melhorar significativamente a captação de recursos junto às indústrias e comércio de Sorocaba. A cidade é um dos pólos industriais mais avançados do Estado de São Paulo.
Neste sentido, vasto material de comunicação já foi produzido, incluindo o site www.circulosorocaba.org.br, ferramentas para que a diretoria e funcionários saiam a campo em campanhas específicas de divulgação da entidade e de captação de recursos financeiros, materiais e humanos.

Nova logomarca do COPES
O estabelecimento de convênios com o Poder Público, a geração de recursos internos, assim como a captação junto à indústria e comércio compõem o eixo principal da administração profissionalizada e dará condições à autosustentabilidade e a criação de novos programas sociais, potencializando sobremaneira o atendimento às classes menos favorecidas da cidade de Sorocaba.