Círculo de Trabalhadores Cristãos de Itaquera

foto

Atual sede do Círculo de Itaquera

O Círculo Operário de Itaquera (COI), hoje Círculo de Trabalhadores Cristãos de Itaquera (CTCI), foi fundado em 18 de Maio e 1941, por um grupo de jovens entusiastas que pertenciam à Congregação Mariana da igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, entre eles: João Zacharias de Jesus, Luiz Ranieri, Fernando Ribeiro, Sebastião Garcia, Dr. José Dutra, os irmãos Domingos e Arthur Mastrocolla, Emilio Loebel e Ézio Pacheco. Os ideais circulistas foram incentivados pelo pároco, na época padre Emilio Blankee, que acompanhava as visões da filosofia baseada na Doutrina Social Cristã de Frei Leopoldo Brentano e posteriormente do Frei Celso em São Paulo.

Em uma casa simples, alugada, começou a funcionar a primeira diretoria, que instalou no local um departamento médico e dentário que, ficou aos cuidados do Dr. Flávio Greic, destinado a atender praticamente a todos os moradores do bairro.
O número de sócios ultrapassou rapidamente a casa dos mil, poisnão haviam outros recursos na área da saúde. Com o aumento de sócios e a introdução de várias atividades sociais, excursões, quermesses e teatro, tudo aliado a muito trabalho e dedicação, foi adquirido um terreno e construída a sede social própria.

A assistência social e escolas profissionalizantes tiveram o seu auge de funcionamento até meados de 1980. Hoje em dia o Círculo funciona com algumas parcerias visando as políticas públicas do bairro, auxiliando e monitorando, através de uma central de entidades, o trabalho junto à população do bairro.

foto (2)0001

foto (3)0002

Esse trabalho inclui projetos e programas públicos e sociais, alguns concluídos e outros em andamento, como a implantação do Parque Linear, Biblioteca, Fórum Regional e na área da saúde com trabalhos sistemáticos através da Escola de Enfermagem “Almeida Santos” e Ongs parceiras na prevenção da hepatite C, diabetes e hipertensão, além da distribuição de cestas básicas a mais de cem famílias cadastradas pelo programa específico do Foro Regional Criminal de Itaquera, e orientação jurídica preventiva através do parceiro instituto Pleno Jure (www.institutoplenojure.org).

CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE ITAQUERA

R.Américo Salvador Novelli, 242/261
08210-090 Itaquera – SP
Fone: 2205-6426
Presidente: José Faustino Junior – 2205-6052 (com.)
Fundado em 18/05/41
Círculo filiado à FETCESP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s